Secretaria de Trânsito e Mobilidade

  • Transitolândia

    2

    Ações desenvolvidas

    Próprio

    Externo

    A Transitolandia é um centro vivencial onde as crianças, em idade escolar, recebem instruções teóricas e práticas sobre como se portar no trânsito na qualidade de pedestres, ciclistas e passageiros. As aulas teóricas acontecem em um auditório, localizado ao lado do espaço onde a mesma foi construída, e há entrega de material didático desenvolvido especialmente para essa ação, com exercícios e passatempos que atendem a essa faixa etária.

    As atividades práticas acontecem sob a orientação dos agentes de trânsito e dos Policiais Militares. As crianças aprendem de modo divertido e saudável, com a possibilidade de transmitir esses aprendizados a seus familiares e trabalharem com seus pais no caminho da escola, lazer ou deslocamentos rotineiros. É fornecido lanche no intervalo das atividades e, ao final, um certificado é entregue a todos os participantes.

    A intenção é desenvolver desde cedo nas crianças a consciência sobre o uso do espaço coletivo, e fazer com que este seja um processo contínuo, que culmine com um trânsito mais seguro, promovendo a cidadania entre todos seus participantes.

    Este projeto faz pare do programa PAZ NO TRÂNSITO.


    LOCALIZAÇÃO: Rua Dorval Luz, 90. Sede do 18° Batalhão da Polícia Militar
    FUNCIONAMENTO: terças e quintas-feiras, das 8h30min às 10h30min e das 14h às 16h.
    AGENDAMENTO VISITAS: Secretaria de Trânsito e Mobilidade (47) 3351-3719 e (47) 3351-9824

  • Transitando nas Escolas

    2

    Ações desenvolvidas

    Parceria

    Externo

    O projeto Transitando nas Escolas é uma parceria entre a Secretaria de Trânsito e Mobilidade, Secretaria de Educação e Mega Motos, voltado para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Nele, os estudantes recebem orientações, em forma de palestra, sobre questões comportamentais, de relacionamento e segurança que estão diretamente relacionadas com o trânsito.

    Este projeto faz pare do programa PAZ NO TRÂNSITO.

  • Aluno Guia

    2

    Ações desenvolvidas

    Próprio

    Externo

    No projeto Aluno Guia, os estudantes são responsáveis pelo auxílio na travessia dos escolares ao final do turno de aulas. Sempre acompanhados por agentes de trânsito, os alunos recebem uniformes e equipamentos, realizando o controle do fluxo de veículos e pedestres.

    Atualmente, o projeto é desenvolvido com alunos do 5° ano das escolas Nova Brasília e Paquetá.

    Este projeto faz parte do programa PAZ NO TRÂNSITO.

  • Futuro Condutor

    1

    Ações desenvolvidas

    Próprio

    Externo

    O Projeto Futuro Condutor consiste na realização de palestras nos CFCs - Centros de Formação de Condutores - para os condutores ainda em formação, com o objetivo de alertá-los sobre as principais responsabilidades dos quatro elementos que compõem o trânsito: pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, e mostrando a realidade do trânsito no município.
    A palestra atinge também aqueles que passam por processo de reciclagem e precisam mudar seus comportamentos e atitudes no trânsito.

  • Se Essa Rua Fosse Minha

    2

    Ações desenvolvidas

    Próprio

    Externo

    O projeto Se Essa Rua Fosse Minha trabalha os cuidados com o trânsito e as diferentes abordagens do tema em sala de aula, diretamente com professores e coordenadores da rede municipal de educação, para que atuem como multiplicadores no ensino da temática trânsito nas escolas.
    É feita uma formação com atividades teóricas e lúdicas, individuais e em grupo, que mostram como é possível relacionar o trânsito com as diversas disciplinas. Assim, o trânsito passa a ser um tema transversal, sem necessidade de 'deixar de lado' o conteúdo básico de ensino.
    Também é distribuído gratuitamente material educativo para as turmas, que inclui livro do professor, do aluno, para os pais, CD-Rom e jogos.
    Este projeto atende aos alunos de 1° ao 5° ano da Rede Municipal de Educação.



  • Palestras Paz no Trânsito

    2

    Ações desenvolvidas

    Próprio

    Externo

    A Setram realiza palestras educativas relacionadas à conscientização e educação no trânsito, bem como Direção Defensiva para empresas e demais organizações, sem custo, mediante solicitação.

    Nas palestras são transmitidas algumas estatísticas relacionadas ao trânsito da cidade, de forma a conscientizar e conhecer a realidade local, e apresente noções de segurança para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. As palestras são enriquecidas com vídeos e imagens, que ilustram situações rotineiras e chamam a atenção dos expectadores.

    Aproveita-se o espaço comum para a socialização do tema, atingindo vários grupos de pessoas que podem continuar o debate em seus momentos de convivência, além de gerar a aproximação entre a Guarda de Trânsito e a comunidade, tirando dúvidas e tecendo comentários.

  • Servidores SETRAM

    2

    Ações desenvolvidas

    Parceria

    Interno

    O projeto de Capacitação dos servidores da Setram refere-se ao estímulo à constante realização de cursos, palestras, eventos e treinamentos que tragam benefícios diretos às atividades diretas e indiretas realizadas pela sua equipe.

    Além dos cursos mais abrangentes proporcionados pela Esap - Escola de Administração Pública -, parceira do projeto, a ideia é que cada área de atividades da Setram (Administrativo, JARI, GTB, Transportes, Sinalização), possa participar de atualizações em sua área específica.

    A Setram também contratou um psicólogo para realizar atividades de identificação de perfil, e trabalhos de motivação e satisfação profissional.

    Outro ponto é a presença constante em eventos relacionados à participação popular, como Congresso das Cidades, Mais Prefeitura nos Bairros, Orçamento Participativo, dentre outros, onde os servidores podem dar a sua opinião e contribuir com o melhoramento da cidade.